Uma imagem rara da construção da Catedral de Santo Antônio, em Campo Maior, ganhou repercussão desde o último sábado (18/07) após ser publicada na rede social Facebook. Internautas desconfiaram da divulgação e questionaram se a imagem era da Igreja Matriz devido sua divulgação ter acontecido somente agora.
O Diário de Campo Maior apurou que a imagem foi feita na segunda metade da década de 1940 e é mesmo da construção da Catedral de Santo Antônio. A foto faz parte do acervo familiar da família Bona e só veio à tona há alguns dias, quase 80 anos depois, quando foram identificadas algumas pessoas que aparecem no registro.
A imagem mostra o avanço da obra da igreja e como a sociedade da época se envolveu nos trabalhos. A fotografia aponta ainda as dificuldades da engenharia enfrentadas para levar a estrutura e é capaz de relevar características da época, como vestimentas de cortes de cabelo. Nela, aparecem personalidades locais monsenhor Mateus Cortez Rufino e o ex-prefeito Raimundinho Andrade.
Foto: Reprodução
Quem explicou o surgimento da foto foi a campo-maiorense Maria Teresa Andrade Portela, uma das presentes no registro. “Fui brindada, por minha amiga Lúcia Bona, com estas relíquias: uma foto da construção da atual Catedral de Santo Antônio de Campo Maior - PI. Na foto consegui identificar meu pai, Aloísio Portela, minha tia Gema, minha tia Deuzinha, o Monsenhor Mateus Cortez Rufino e o prof. Raimundinho Andrade”, escreveu.
Comentários (0)
Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página, se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.
Comentar